Ferramenta de Aviso Eletrônico de Débitos (AED) e as soluções integradas de cobrança podem alcançar índices de recuperação de até 85% das dívidas com até 30 dias de atraso.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado promoveu, na noite desta quinta-feira (23), um encontro com associados na sede da entidade para abordar o tema “Gestão Inteligente de Crédito: da concessão à recuperação”. A atividade teve como objetivo orientar empresários e gestores sobre boas práticas na análise de crédito, prevenção à inadimplência e estratégias de recuperação de valores.
A condução do encontro ficou a cargo de Diego Berzagui, supervisor comercial da CDL Porto Alegre, e Bárbara Hübner, supervisora da Equifax na CDL Lajeado. Com uma linguagem prática e próxima da realidade das empresas, os palestrantes apresentaram ferramentas e metodologias que auxiliam na tomada de decisão sobre concessão de crédito, além de destacarem políticas claras e atualizadas de cobrança.
Berzagui, com mais de 20 anos de experiência na área de crédito, compartilhou exemplos e orientações sobre como equilibrar confiança e segurança nas vendas a prazo. “Prevenir a inadimplência é sempre mais barato do que tentar corrigi-la depois. Um fluxo de caixa saudável depende de crédito bem concedido e de processos consistentes de cobrança”, destacou.
Durante a apresentação, os participantes também conheceram os diferenciais dos produtos de análise da CDL Lajeado, como o Score de Crédito, o Aviso Eletrônico de Débitos (AED) e as soluções integradas de cobrança, que podem alcançar índices de recuperação de até 85% das dívidas com até 30 dias de atraso. Ao reforçar importância do cadastro completo, Bárbara ainda listou dicas como ter dados atualizados para vender e cobrar com segurança, evitar a concessão do crédito emocional e negativar no tempo certo. “Não espere demais. Com 15 dias de atraso, a negativação pode ser um instrumento eficaz para recuperar o crédito”, ressaltou.
Outro destaque foi a divulgação do Super Feirão Zero Dívida, iniciativa estadual que facilita a negociação de débitos entre empresas e consumidores, com benefícios diretos para os associados que aderirem à campanha. O evento reforçou o compromisso da CDL Lajeado em capacitar seus associados e fortalecer a gestão empresarial local por meio de informação e ferramentas de apoio à tomada de decisão.

