Evento de piscicultura projeta Bom Retiro do Sul no cenário estadual.
Pré-feira apresentou estrutura, expositores e atrações gastronômicas antes da programação oficial, destacando o potencial econômico e turístico da região.
Uma prévia especial da Aquibom foi realizada neste sábado, 4, permitindo ao público conhecer antecipadamente o espaço que sediará, de 7 a 9 de novembro, a 1ª Feira Estadual de Aquicultura, no Recanto Novo Paraíso, em Bom Retiro do Sul.
Idealizador do projeto, Mauro Hauschild destacou a importância do evento para o setor: “A Aquibom pode se tornar um marco não por ser a maior feira, mas por criar um espaço com todos os parceiros envolvidos, planejado com compromisso e seriedade. Estamos conseguindo organizar tudo conforme o planejado, mobilizando produtores, expositores e empresas”, afirmou.
Apesar das condições climáticas desfavoráveis durante a semana, a montagem e organização da estrutura seguiram normalmente. A feira pretende reunir eventos técnicos, expositores, apresentações gastronômicas e áreas de lazer, reforçando a relevância da piscicultura e do turismo regional.
O espaço da feira será dividido em três áreas principais
- Pavilhão principal: receberá o 7º Dia Estadual do Peixe e o 1º Dia Municipal da Aquicultura, com expositores da área de piscicultura.
- Pavilhão comercial: com 62 lojas, máquinas e implementos, além de empresas que apresentarão sistemas modernos de produção de peixes e rações.
- Praça de alimentação e áreas técnicas: incluindo agroindústrias familiares, auditório para 100 pessoas, salas para reuniões técnicas e startups, além de estandes do governo, Emater e bancos.
O público terá ainda circuitos diários mostrando todo o processo de criação e produção de peixes, degustação de pratos típicos como o pudim de tilápia, além de shows, comércio e serviços de acessibilidade, incluindo cadeiras motorizadas.


Segundo Hauschild, a pré-feira serviu para apresentar o planejamento da feira e mobilizar parceiros e visitantes. “Este é o momento de mostrar o que vamos fazer de fato. A expectativa é a melhor possível, e acreditamos que a Aquibom será um marco para nossa cidade, região e estado”, afirmou.
A feira, que acontecerá em uma área de 7 hectares, está prevista para ser realizada a cada dois anos, consolidando Bom Retiro do Sul como referência no setor de aquicultura.