sexta-feira, 3 de outubro de 2025
Região dos Vales
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Região dos Vales
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Editorias Geral

Dália reúne associados em Candelária no Dia de Campo

1 de outubro de 2025
em Geral
0 0
0
Dália reúne associados em Candelária no Dia de Campo
0
COMPARTILHAMENTOS
3
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Primeiro Dia de Campo da Dália reúne associados 

Evento contou com 84 participantes que conheceram a granja, detalhes sobre o sistema de recria e orientações importantes sobre manejo de pastagens

A Cooperativa Dália Alimentos, por meio do Setor Gado Leiteiro, reuniu 84 associados das regiões de atuação na Granja Botucaraí, localizada na Linha Boa Vista, em Candelária, para a realização do primeiro Dia de Campo. Além de abordar temas como a criação de novilhas e o manejo de pastagens de inverno, o evento promoveu diálogo e compartilhamento de conhecimento.

Na ocasião, a equipe da granja, juntamente com o supervisor do Setor Gado Leiteiro, Yago Machado da Rosa, recepcionou os associados na Comunidade Bom Pastor, próxima à granja, e, em seguida, conduziu o grupo até a unidade em Candelária.

“Escolhemos a Granja Botucaraí por ter um sistema de recria bem estruturado e, por isso, dividimos os participantes em duas turmas. Juntamente comigo, a encarregada da granja, Jucimara Roberta Machado, a engenheira agrônoma Letícia Conzatti Piccinini, o encarregado do Programa de Parceria Integrada Alex Sandro da Silva e os médicos veterinários Luciano Redu e Taís de Souza falamos sobre o programa de recria da Dália e os custos de um animal até a fase de lactação”, comentou Yago.

Você sabe quanto custa uma novilha?

Conforme a explanação de Yago, uma novilha, desde o nascimento até a fase de pré-parto, gera um custo aproximado de R$ 10 mil.
“Para chegar a esse valor, consideramos despesas com alimentação e depreciação da estrutura e mão de obra. Além disso, levamos em conta cerca de 24 meses até a novilha iniciar sua primeira lactação”, explicou.

O que foi abordado

O encarregado do Programa de Parceria Produção Integrada, Alex Sandro da Silva, explicou que a granja possui um plantel de 418 animais, dos quais 181 são novilhas. Ele destacou ainda que o programa de recria teve início em 2020, quando os 31 hectares foram organizados em 22 piquetes, destinados às diferentes fases das novilhas.

Além disso, Alex detalhou que as pastagens são divididas em cinco lotes: o lote 4, permanece dos quatro aos seis meses de idade; o lote 5 fica até os dez meses; já o lote 6 dos dez meses até estarem aptas à inseminação; o lote 7, dos 13 meses até a prenhez e, o lote 8 (final), destina-se à preparação para a lactação. E, 60 dias antes do parto, os animais são transferidos para o galpão Free Stall, onde ocorre a ordenha robotizada.

Manejo de recrias

O médico veterinário Luciano Redu abordou os detalhes sobre a criação de novilhas no Condomínio Butucaraí. “É sempre importante contextualizar o porquê de estarmos conversando sobre recria, já que esse setor é fundamental para o negócio do leite, pois trata da reposição, ou seja, do futuro da propriedade”, afirmou Luciano.

O veterinário salientou que um dos objetivos do dia de campo foi proporcionar um bate-papo com os associados. “É sempre importante compreendermos que dentro do negócio de produção leiteira, a recria representa o segundo maior custo. Isso significa que o produtor faz um desembolso significativo, mesmo sem retorno imediato, já que o animal ainda não está produzindo. É um investimento pensado para um futuro de aproximadamente dois anos”.

Luciano também destacou a necessidade de estabelecer como meta a idade do primeiro parto em até dois anos, pois, do contrário, o processo se torna mais oneroso e principalmente custoso. “Além disso, fatores como o bom uso da genética, a nutrição adequada, os manejos sanitário e reprodutivo são fundamentais para que toda essa engrenagem funcione bem e permita atingir a meta reprodutiva dentro do prazo estipulado”, complementou Luciano, ao destacar a importância do encontro.

Tags: destaque
CompartilharTweet
Região dos Vales

No Portal Região dos Vales você fica por dentro das principais notícias, especialmente do Vale do Taquari. Com imparcialidade e credibilidade queremos conectar você a informações verdadeiras e inspirar com histórias reais.

Região dos Vales News

Receba notícias no seu celular, faça parte do nosso grupo!
  • Termos e condições de uso
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Política de Cookies
  • Declaração de Privacidade

Divulgue sua marca

Endereço

Avenida Padre Anchieta, n° 1511, sala 204,
Centro, Encantado/RS

Contato

51 9 9650-5952
contato@regiaodosvales.com.br
jornalismo@regiaodosvales.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Santa Teresa
    • Vale do Taquari
      • Arroio do Meio
      • Bom Retiro do Sul
      • Boqueirão do Leão
      • Canudos do Vale
      • Colinas
      • Cruzeiro do Sul
      • Estrela
      • Fazenda Vilanova
      • Forquetinha
      • Imigrante
      • Lajeado
      • Marques de Souza
      • Mato Leitão
      • Paverama
      • Poço das Antas
      • Progresso
      • Santa Clara do Sul
      • Sério
      • Taquari
      • Teutônia
      • Travesseiro
      • Westfália
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Colunistas
  • Comunidade em Pauta
  • Cristo Protetor
  • Destaques
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
  • Eventos
  • Gente
  • Mais lidas
  • Na Cozinha
  • Tradicionalismo
  • Turismo pelo Vale
  • Últimas notícias

© 2023 RV Digital - por Eduardo Pinheiro.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}