ARROIO DO MEIO – Na Semana Nacional do Trânsito o município propõe a conscientização sobre o uso correto das vagas de estacionamento. A iniciativa busca chamar a atenção de motoristas para a importância de respeitar o tempo de permanência na área azul e utilizar de forma responsável as vagas e os estacionamentos disponíveis.
O coordenador do Departamento de Trânsito Fábio Kuhn ressalta que é fundamental que cada motorista estacione dentro da vaga, visando a melhor utilização do espaço. Também reforça que o uso das vagas para pessoas idosas ou de pessoas com deficiência deve estar acompanhado do cartão de estacionamento especial, confeccionado no Departamento de Trânsito. “Se cada um estacionar de acordo, há espaço para todos. E quando todos colaboram o trânsito flui melhor, há mais rotatividade e a cidade inteira ganha em organização e acessibilidade, facilitando o acesso ao comércio e aos serviços locais”, complementa.
Fábio também lembra que no Centro há sete áreas de estacionamento público e gratuito, incluindo dois novos espaços recém-viabilizados: na rua Visconde do Rio Branco, em frente à quadra coberta da Secretaria de Educação e Cultura, e na rua Júlio de Castilhos, na subida do Colégio Bom Jesus São Miguel. Outros estacionamentos estão disponíveis na entrada da Área de Lazer Pérola do Vale, na esquina das ruas Visconde do Rio Branco e São José, na rua Visconde do Rio Branco em frente à Autopeças Dalmoro, na rua Júlio de Castilhos em frente ao Escritório Vasconcelos, e ao lado do Mercado CM, na rua Marechal Floriano Peixoto.
Além da ampliação da infraestrutura, a fiscalização segue atenta. Nas vagas da faixa azul, que correspondem ao Estacionamento Rotativo Gratuito, o tempo máximo é de 1h30min. Motoristas que ultrapassarem esse limite estão sujeitos a multa e remoção do veículo, conforme prevê a Lei Municipal 3.602/17 e o Código de Trânsito Brasileiro.
Educação no trânsito começa nas escolas
A programação da Semana Nacional do Trânsito envolve também atividades educativas junto aos estudantes da rede municipal e estadual. Entre os dias 15 e 26 de setembro, estão previstas palestras sobre primeiros socorros, uso correto da faixa de pedestres e segurança viária, além de vivências com os óculos de embriaguez e apresentações teatrais da Randon, que abordam de forma lúdica os cuidados necessários no dia a dia do trânsito. A iniciativa é do Movimento pela Vida no Trânsito (MOV.IT) com apoio do município.
As ações envolvem toda as Escolas Municipais de Ensino Fundamental, no Colégio Bom Jesus São Miguel e Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, contemplando alunos do 1º ao 9º ano. O objetivo é formar cidadãos mais conscientes, reforçando a ideia de que a segurança viária depende da atitude de cada um.
Passeio Ciclístico – Encerrando as programações da Semana Nacional do Trânsito, será realizado em 27 de setembro o III Passeio Ciclístico e Caminhada da Família, evento organizado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental São Caetano. A programação, que conta com apoio da Administração Municipal e MOV.IT, inicia às 9h30min, no pátio do ginásio PA-Rural e na área de lazer junto à escola.