ARROIO DO MEIO – A Feira do Produtor completou 15 anos, consolidando-se como um espaço de valorização da agricultura familiar, da alimentação saudável e do vínculo direto entre quem produz e quem consome. A comemoração, realizada no último sábado, 13, na Rua de Eventos, reuniu consumidores, feirantes, autoridades e representantes de entidades parceiras, em festividade com música ao vivo e expressiva participação da comunidade.
A consumidora Cristina Scheid Warken resumiu o sentimento de muitos frequentadores. “A Feira do Produtor para mim tem cheiro de infância. Muito mais do que comprar produtos, é a certeza de qualidade, de carinho e de uma alimentação saudável. Só tenho gratidão aos agricultores que fazem essa feira acontecer”, afirmou.
O prefeito Sidnei Eckert relembrou a decisão política que trouxe de volta a feira em 2010 e a consolidou como um evento permanente. “Foi um processo de convencimento junto aos agricultores, mas que deu certo graças à persistência de todos. Hoje, a feira é parte da vida da comunidade e motivo de orgulho para Arroio do Meio. Mais que um espaço de vendas, é um lugar de encontro, de identidade e de celebração da nossa história.”
Em nome dos feirantes, Edna Weizenmann, ressaltou o esforço coletivo e agradeceu à Administração Municipal, Secretaria de Agricultura, Emater, produtores e consumidores. “Toda sexta-feira já pensamos no que vamos trazer. Chova ou faça sol, estamos aqui para oferecer produtos fresquinhos e cultivados por nós. Isso é a valorização da agricultura familiar e da produção local. São poucos municípios que conseguem manter uma feira tão forte por tanto tempo.”
O secretário de Agricultura, Telmo Hendges, recordou a origem do projeto e a dedicação necessária para torná-lo realidade. “Ser feirante exige sentimento, carinho e alegria para plantar. A feira só existe porque houve persistência e porque o produtor acredita que seu trabalho tem valor. Hoje podemos olhar para trás e ver o quanto a feira cresceu nestes 15 anos.”
O deputado estadual, Tiago Simon, ressaltou o papel estratégico da agricultura familiar. “A Feira do Produtor é a expressão de uma comunidade unida em torno do alimento saudável e da valorização do pequeno agricultor, que é quem garante a comida na mesa. Por isso, a feira de Arroio do Meio é motivo de orgulho e um exemplo para todo o Estado.”
A vice-prefeita destacou o clima de união e fé que marca a trajetória do evento. “São 15 anos de bênçãos, de agricultores e consumidores lado a lado, e de muito trabalho coletivo. Que venham muitos outros anos.”
Na Feira do Produtor, que ocorre todos os sábados, das 7h às 11h, na Rua de Eventos, a comunidade encontra uma variedade de alimentos frescos, comercializados por quem os produz. São hortaliças, frutas e verduras de qualidade, pães, bolachas, linguiça, torresmo, ovos, conservas, melado e tantos outros produtos que traduzem o sabor da agricultura familiar.
A edição especial de aniversário contou com a participação de feirantes especiais, música ao vivo e degustação de produtos. Para celebrar a data, a Administração Municipal instalou uma placa na Rua de Eventos com o horário da feira e entregou a cada um dos feirantes um novo avental.
Demais atrações
A manhã especial na Rua de Eventos e Praça Flores da Cunha ainda contou com a 44ª edição da campanha de descarte ambientalmente correto Jogue Limpo com Arroio do Meio, a feira de adoção de cães da Associação de Proteção aos Animais Arroio-meenses (Apaam) e ações alusivas à ação Setembro Amarelo.
O Jogue Limpo com Arroio do Meio recolheu 133 eletroeletrônicos, cinco quilos de medicamentos vencidos e 10 quilos de pilhas, dentre outros materiais. Três cães foram adotados e terão um novo lar.
A ação alusiva ao Setembro Amarelo contou com aulão do Projeto Ritmos, entrega de material de conscientização e palestras da psiquiatra Samara da Costa Becker, preceptora do Hospital São José, e da psicóloga Angélica Márcia Renner, da Casa Branca. O evento foi organizado pelo Hospital São José, em parceria com a Administração Municipal e as secretarias de Saúde e Assistência Social.