Aos 12 anos, Mateus de Costa Azeredo lançou seu segundo livro, “Diário de Aventuras”, durante a 19ª Feira do Livro de Lajeado, e no final da tarde desta sexta-feira (05) apresentou seu trabalho também na XXXII Feira do Livro de Arroio do Meio, ao lado de outros jovens escritores.
Inspirado por leituras de diários, como a série Diário de um Banana, Mateus explica que escrever sobre um personagem exige imaginar-se dentro da história. Ele também assina todas as ilustrações da obra. Seu objetivo é incentivar a leitura e a escrita, mostrando que qualquer pessoa pode ser criativa.
O lançamento prevê a produção e distribuição gratuita de 3 mil exemplares, incluindo 100 em braile, para bibliotecas, escolas e instituições culturais. O projeto ainda terá ações de contrapartida social, como oficinas de leitura para crianças da rede pública. O livro conta com o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O patrocínio é de Baldo SA e Goemil, a realização é da Lume Gestão de Eventos e do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.
O primeiro livro de Mateus, “O Menino na Quarentena e Suas Histórias”, publicado em outubro de 2022, surgiu das experiências vividas durante a pandemia, com sete narrativas que resultaram em 4 mil exemplares distribuídos no Vale do Taquari.
Os pais do jovem escritor destacam o orgulho em acompanhar seu desenvolvimento literário e incentivar o irmão mais novo, Lucas, a seguir o mesmo caminho.


Fotos: Leidiane Vian