A 48ª edição da Expointer – maior feira a céu aberto da América Latina, abriu suas programações no fim de semana com quebra de recorde no número de visitantes. Ao longo do sábado e domingo, mais de 258,9 mil pessoas circularam pelo Parque Estadual de Exposição Assis Brasil, em Esteio.
A feira segue até o próximo domingo (7), das 8h às 20h, com mais de 800 eventos envolvendo atrações culturais, exposições, gastronomia, concursos e lançamentos de iniciativas públicas e privadas. Dezenas de empresas e agroindústrias da região integram o rol de expositores.
As condições do tempo favoreceram à circulação do público pela infraestrutura distribuída nos 141 hectares do parque. O destaque ficou por conta do domingo, quando 139,4 mil pessoas acessaram a Expointer. No sábado, foram outras 119,5 mil. Entre elas, o casal de Teutônia Carla e André Rogério Erbes para acompanhar a atração presente desde 2009 na feira: a Vitrine da Carne Gaucha, realizada no Pavilhão Internacional.
Parte do projeto Juntos Para Competir da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), a ação apresenta receitas e informações diárias sobre o preparo de diversos tipos de carne.
O principal interesse, ressaltam, foi para o preparo do hambúrguer de cordeiro. “Somos de uma região em que não é muito comum o consumo de carne de ovinos. Então é mais uma forma de aprendermos e incorporarmos ao nosso consumo”, observa André, que é técnico em agropecuária. Além da gastronomia, ambos enalteceram a diversidade de opções para conferir na Expointer, como comércio, artesanato e agricultura familiar.
Rompendo fronteiras
A Expointer atrai turistas de diferentes estados brasileiros e, inclusive, e outros países. Um grupo de oito baianos uniu o útil ao agradável. Os servidores atuam em entidades e repartições públicas na Bahia, estiveram na Secretaria da Agricultura do RS para conhecer a lei de implantação do Susaf e aproveitaram para conhecer a feira. “E caiu bem na mesma época. Então, viemos conhecer principalmente o Pavilhão da Agricultura Familiar”, aponta a médica veterinária e coordenadora de Desenvolvimento da Agroindústria da Adab, Maria Cristina Brito.
Ela afirma que o grupo, que representa fiscalização, inspeção, fomento e consultoria, pretende ainda visitar algumas agroindústrias de Bento Gonçalves e Venâncio Aires para replicar e adaptar ao Estado da Bahia a implementação do Susaf. “Nossos objetivos são trocar experiências e conhecer a realidade do Rio Grande do Sul.”
Dália lança museu nesta quarta
As peças do museu, que antes ficavam em Cachoeira do Sul, já estão em Encantado. O local deve ser inaugurado em dois anos. Crédito: Divulgação
O projeto do Museu Brasileiro da Suinocultura será apresentado pela Dália Alimentos, nesta quarta-feira, no espaço da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS). A inauguração está prevista para 23 de junho de 2027, data em que a cooperativa comemora 80 anos.
Com mais de 30 mil peças, a coleção reúne publicações, equipamentos, objetos históricos, animais empalhados e miniaturas, documentando a evolução da suinocultura ao longo do tempo.
O presidente do conselho de administração da Dália Alimentos, Gilberto Piccinini, afirma que o museu será uma forma de valorizar a suinocultura.
Aberto à comunidade, o acervo ficará próximo ao Parque João Batista Marchese, em um espaço moderno com auditórios, anfiteatros, áreas de exposição e restaurantes. O local, futuramente, será conhecido como o “Caminho do Alimento”, com a adição de novos atrativos.
Todo o acervo pertenceu ao extinto Museu do Suíno de Cachoeira do Sul e foi doado por Sandra Pfüller, responsável pelo acervo, e pelo médico veterinário Hiran Kunert, idealizador do museu.
Vale recebe premiações
Na quarta-feira, às 12h, a Federasul realiza a cerimônia do 13º Prêmio Vencedores do Agronegócio, do 9º Elas no Agro e do 1º Jovem no Agro. A solenidade, que ocorre na Expointer, valoriza projetos inovadores, práticas sustentáveis e o empreendedorismo de destaque no setor. Entre os vencedores, dois do Vale do Taquari: ambos de Estrela.
Na categoria “Antes da Porteira”, a Launer Química Indústria e Comércio será premiada pelo produto Eflucel, solução biotecnológica para tratamento de efluentes orgânicos. O método reduz em até 84% a carga orgânica, controla odores, melhora a fluidez dos resíduos e substitui processos químicos por uma alternativa sustentável, validada em análises laboratoriais e em campo.
Na categoria “ESG”, o premio vai para o Instituto Retomada.Com o projeto A Retomada do Agro no RS, liderado por Virgínia Pies, promoveu a recuperação produtiva de áreas atingidas pelas enchentes. Foram drenados 20 km de valas e revitalizados mais de 1 mil hectares, permitindo que 70% da área pudesse ser novamente cultivada.
Visitação em números
- Sábado: 119.539 (recorde para o primeiro dia)
- Domingo: 139.401 (recorde para um único dia)
- Fim de semana: 258.940 (recorde para o primeiro fim de semana)
- Expectativa para os 9 dias: 800 mil
- Total em 2024: 662 mil