O prefeito citou um ofício encaminhado àquela entidade, e esclareceu que os moldes atuais do convênio não correspondiam aos anseios da Administração Municipal para melhor atender às demandas dos procutores locais.
O prefeito registrou sua preocupação com a preservação do meio ambiente, e por isso a importância de projetos voltados para a remoção correta dos dejetos e aproveitamento da água da chuva, por exemplo. Citou casos de sucesso aplicados em países europeus. Os representantes da EMATER falaram sobre tecnologias que podem ser aplicadas na preservação da água e do solo.
Conzatti reiterou a necessidade de retomar o crescimento da participação do setor agrícola no município: – “Há 30 anos 30% dos impostos vinham da indústria, 30% comércio, 30% agricultura e 10% serviços. Hoje a indústria está em 50% e a agricultura diminuiu” – disse o prefeito.
Pelo Diretor da EMATER foi observado que poderão ser acompanhados os projetos idealizados pela Administração Municipal para o fortalecimento da agricultura, e a intenção de manter o vínculo com o município. Os representantes destacaram o desejo da entidade de que os profissionais da EMATER lotados em Encantado busquem maior integração aos propósitos da Administração Municipal.
– “Tem que haver maior integração com a prefeitura, proatividade dos técnicos. Tem que haver essa integração” – destacou o Diretor Técnico da EMATER Marcelo Brandoli, revelando que vai orientar os técnicos locais para buscarem aproximar-se aos anseios dos agricultores e, por consequência, da Administração Municipal.
Ficou agendada nova reunião, a realizar-se na quinta-feira (21) na sede regional da EMATER em Lajeado.