

Cantora saiu do seu pago, e adotou o Rio Grande do Sul para ser sua morada
O episódio desta semana do projeto cultural Websérie Saudades do Pago, traz a cantora Paula Rodriguez, natural de Santa Fe, na Argentina e que há anos adotou a cidade de Santa Maria para ser seu lar.
Paula é cantora, flautista e compositora, e teve seu primeiro contato com a música na sua família, mas iniciou seus estudos musicais aos 8 anos de idade, na Escola Provincial de Música, em Santa Fe. Nesse mesmo local participou da Banda Infantil, Banda Juvenil e da Orquestra Sinfônica de Niños e Orquestra Sinfônica Juvenil da Província.
Aos 16 anos começou seu percurso profissional na música, trabalhando como vocalista de jazz e bossa nova em dupla com seu professor, o violonista e guitarrista Cacho Hussein.
Transitou o curso de Professorado de Música com orientação em Canto, na Universidad Nacional del Litoral (Santa Fe) e cursou um semestre do curso de Bacharelado em Canto como parte de um intercâmbio na UFSM (Santa Maria). Buscou conhecimento em outras áreas como Teatro, Práticas Circenses e Artes Visuais, e Permacultura de maneira informal.
Realizou workshops com Laura Hatton, Viviana Taberna, Iris Guiñazú, Verónica Condomí, Guadalupe Abero, Fracesca Ancarola, Silvina Gomez, Georgia Dias, Suma Paz, Curupirá Trio, Cacho Bernal, Bobby McFerrin. Participou do Projeto de Pesquisa “Laboratório de Experimentação Corporal” a cargo de Claudia Paz Hernandez.
Como vocalista e flautista integrou grupos de música autoral como Carlos Aguirre Grupo, Toque Garay, Clodoaldo Parada y Son del Sur, Barro e Limiar. Com raízes de música latino-americanas (especialmente argentina, chilena, cubana, peruana, uruguaia e brasileira), jazz, pop e rock. Formou parte de agrupações de Jazz e Bossa Nova, participando de duas edições do Festival de Jazz de Santa Fe. Incursionou no Reagge (Sonen Raiz) e nos últimos anos trabalhou nas próprias composições com influência de este amplo percorrido.
Desde 2007 até finais de 2015 trabalhou como professora de canto e facilitadora de espaços de aprendizagem musical no “Solar de las Artes”, “El Taller” “A tempo”, “El Puente”, “Casa Lina” e outros centros culturais das cidades de Santa Fe e Paraná. Desde inícios de 2016 está radicada em Santa Maria. No decorrer desse ano ministrou aulas de canto individual na escola de música Musiartes, e na “Casa 7” (Encantado). Faz parte do “Sul do Mundo” junto ao violonista Fernando Graciola e reconhecidos músicos de Brasil e Argentina. É parte ativa do coletivo EntreAutores. Ministra oficinas de canto grupal e individual de forma particular, com o projeto “Vem Cantar Mais” e forma parte da equipe de professores da escola Musicomanía.
Participa ativamente como cantora e flautista de gravações, a destacar os álbuns “Orillania” (Carlos Aguirre Grupo), “Canto sin dueño (Agueda Garay), Meteorológico (Barro) e “Viajes por la tierra y la luna” (Proyecto Paquito), “Inverso” (Ricardo Borges), “Combo Gaucho” do Quinteto Canjerana, e “Coletanea 2019” do Coletivo Entreautores.
O bate papo entre Graciola e Paula vai ao ar na próxima quinta-feira, dia 19, a partir das 19h, no canal do Youtube do Portal Região dos Vales e, na sequência, no site oficial do Saudades do Pago www.saudadesdopago.com.br. No sábado, dia 21, irá ao ar uma vídeoaula sobre canto, ministrada por Paula.
O projeto cultural Websérie Saudades do Pago conta com o patrocínio de Ciamed Distribuidora de Medicamentos e Rota Indústria Gráfica. A realização é de Região dos Vales Comunicação Digital e o financiamento do Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Assessoria de Imprensa