Tendo a piscicultura como uma tradição de mais de duas décadas, Roca Sales é o 15º município do País e o 10º do Estado e o primeiro no Vale do Taquari em volume de peixes produzidos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “E esta é uma atividade que vem se expandindo por demandar menor esforço físico do que outras como a bovinocultura de leite ou a criação de aves e suínos”, salienta a extensionista da Emater/RS-Ascar, Leandra Bagatini.
Nas entregas realizadas recentemente, as carpas das quatro variedades – húngara, prateada, capim e cabeça grande – foram as preferidas dos piscicultores, respondendo por cerca de 80% do volume encomendado. Leandra salienta que o trabalho histórico da Emater/RS-Ascar no município – inicialmente com o técnico Deoclesio Picolli e atualmente com o engenheiro agrônomo Guilherme Miritz -, também contribuem para a boa logística do processo.
Leandra lembra ainda a importância da inclusão de peixes no cardápio alimentar em qualquer de suas formas – assado, grelhado, ensopado ou cozido – por trazer inúmeros benefícios, como, auxílio na memória e na concentração, prevenção do controle de doenças e controle dos níveis de colesterol. “São também excelente substitutos para a carne vermelha, pois são fontes ricas de proteínas, de vitaminas e minerais”, finalizou.
A Emater/RS-Ascar atua de forma vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado. Dúvidas podem ser sanadas com a equipe municipal da Emater/RS-Ascar de Roca Sales.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald