No Vale do Taquari foram beneficiados 1308 produtores de 33 municípios. “A ideia do programa é a de apoiar especialmente os bovinocultores de leite afetados pela estiagem ocorrida neste ano agrícola e também afetados pela pandemia de coronavírus”, salienta o extensionista da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Alano Tonin. “O projeto também visou contemplar especialmente os pequenos agricultores, que produzam no máximo 300 litros de leite por dia”, completou o agrônomo.
Outros critérios levaram em conta o fato de os produtores realizarem entrega em indústrias de laticínios, possuírem Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e indicação validade pelo Conselho de Desenvolvimento Rural. “Como parte do programa, os agricultores serão capacitados sobre produção de milho e confecção de silagem em quatro encontros mais espaçados para evitar aglomerações”, explica o extensionista da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Guilherme Miritz. As reuniões serão realizadas em dezembro, antecipando o corte das lavouras para silagem.
No Estado, a ação deve apoiar 11.111 pequenos produtores de leite, de 254 municípios que respondem por 85% da produção anual – aproximadamente 3,35 bilhões de litros de leite. Outras ações e treinamentos online têm sido realizados em todas as regiões do Rio Grande do Sul com enfoque em boas práticas de produção de milho.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald