Fundada em 2011, a Associação possui longa trajetória na produção do mel, sempre contando com o apoio do serviço de extensão rural, de políticas públicas e de emendas parlamentares – uma das mais relevantes destinou R$ 130 mil para a compra de centrífugas, descristalizadores, decantadora e desoperculadora, entre outros equipamentos. Para que o espaço possa ser oficialmente inaugurado, a Associação deverá encaminhar em breve a Inscrição no Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e mais adiante no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/RS).
A conclusão de todas as etapas da formalização possibilitará a comercialização do produto para além do público em geral e de feiras regionais e estaduais, chegando aos mercados institucionais via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A extensionista da Emater/RS-Ascar, Simone Wobeto destaca que, assim que estabelecida, a Casal do Mel entregará um alimento de qualidade e legalizado, o que trará mais tranquilidade para o apicultor, inclusive na busca de outros públicos.
A Emater/RS-Ascar, que atua por meio de parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado, apoia os agricultores em todas as etapas da produção de mel – desde a colocação dos enxames, passando pela colheita, até chegar ao processamento do produto. “E não apenas nisto, mas também nas etapas que envolveram a formalização da Associação e agora da Casa, no que diz respeito as questões burocráticas, de envio de documentos, para a aquisição de equipamentos ou de inclusão em políticas públicas, entre outras ações”, salienta Simone.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald