Com o apoio da Emater/RS-Ascar foram identificados agricultores para participar do programa, que objetiva estimular a produção de alimentos de qualidade, que garantam a segurança e a soberania alimentar e estimulem a sucessão rural das famílias envolvidas. Em Estrela, a maioria dos kits que contam com caixas da água, bombas, filtros e encanamentos, já foi entregue e está instalado, especialmente para os produtores que estão investindo em horticultura. “Aliás, a produção de hortaliças tem crescido no município”, garante o extensionista da Emater/RS-Ascar, Álvaro Trierweiler.
Vale ressaltar que, em tempos de estiagem, a implantação de sistemas de irrigação também tem servido para compensar o déficit hídrico causado pela ausência de chuvas. É o caso do que ocorre na propriedade da agricultora Jaqueline Altenhofen, da localidade de Linha Lenz, em Estrela. Ao lado marido Jaime, cultiva verduras, chás e legumes, todos orgânicos, sendo o carro-chefe a batata-doce. “Antes da implantação do sistema de irrigação próprio, precisávamos pegar água da rede comunitária, o que era uma logística bem complicada”, explica a agricultora.
Não é por acaso que a família, que integra o Organismo de Controle Social (OCS) Orgânicos Estrela, tem se sentido estimulada a investir em outros cultivos, para além da beterraba, da cenoura, da rúcula e da alface, como é o caso da vagem, aumentando inclusive a área plantada. “Na estufa e com a irrigação bem direcionada, ela certamente vai vingar”, diz acreditar a agricultora Jaqueline.
Para o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, os kits de irrigação oportunizam o fortalecimento da horticultura nos municípios envolvidos. “É uma tecnologia conquistada com o apoio das prefeituras e da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr)”, enfatiza.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald