À Emater/RS-Ascar coube uma estação sobre Manejo Conservacionista do Solo, ministrada pelo assistente técnico regional em Manejo de Recursos Naturais da Emater/RS-Ascar, Marcos Schäfer. Em sua fala, Schäfer destacou as ações que melhoram e garantem a qualidade do solo, como a rotação e o consórcio de culturas, a adoção de plantas recuperadoras, a adubação verde e a implantação de terraços e faixas de retenção. “O solo é a nossa melhor ‘caixa da água’ e protege-lo aumenta a infiltração de água, evitando perdas na agricultura”, explicou.
O anfitrião do dia ressaltou o fato de ser a primeira vez que participa de uma atividade de campo. “É muito bom ouvir outras pessoas falando sobre a nossa atividade do dia a dia e que, muitas vezes, fazemos no ‘piloto automático’”, afirmou. Na propriedade em que mora com a esposa, duas filhas e os pais, o leite é o principal produto – são 22 vacas em lactação produzindo uma média de mais de 450 litros de leite por dia – com os oito hectares de milho totalmente voltados para a silagem. “Nesse sentido é importante estar atento as informações para que possamos sempre melhorar”, garante.
Kocham participa do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (PGSAF), operacionalizado pela Emater/RS-Ascar por meio de convênio com o Governo do Estado, que foi apoiador dos dias de campo. O evento foi prestigiado por autoridades, como o supervisor regional da Emater/RS-Ascar, Álvaro Mallmann e o secretário da Agricultura Vilson Cornelius. Mallmann reforçou a importância do trabalho em parceria para a consolidação das ações de campo. “É uma troca que beneficia a todos”, resumiu.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald