

Na tarde da última quinta-feira, 3 de fevereiro, foi realizada uma visita a Escola Estadual Técnica Agrícola Guaporé. A atividade fez parte do Projeto Emater na Escola, desenvolvido no ano de 2018, com 17 alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Olavo Bilac de Doutor Ricardo. O grupo teve a oportunidade de conhecer as dependências da instituição, como vivem os internos, noções básicas de funcionamento e regramento, as unidades produtivas e as atividades desenvolvidas pelos alunos. A Escola Técnica Agrícola Guaporé oferece curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio e o curso técnico em Agropecuária Subsequente. Além dos estudantes, acompanharam a visita o vice-prefeito Alvaro Giacobbo, a secretária de Educação Eliana Giacobbo, a coordenadora da EMEF Olavo Bilac Laudiana de Bortolli, o secretário da Agricultura e Meio Ambiente Bruno Dall Agnol e a extencionista da Emater Renata Bigliardi.
Alunos e autoridades foram recebidos pelo vice-diretor Adir Cigognini, que falou sobre o funcionamento e as regras da escola e destacou uma preocupação efetiva em ofertar uma formação de profissionais que tenham domínio da prática e não só da teoria, que contribua para que os alunos saiam preparados para o mercado de trabalho.
A secretária da Educação, Eliana Giacobbo, valorizou a visita. “Fomos muito bem recebidos pelo vice-diretor, que mostrou todos os ambientes da escola. Um local muito bem cuidado onde a gestão atual se preocupa e faz tudo o que é necessário e possível para que a escola ofereça um serviço do mais alto nível, portanto preocupada com a qualidade, refere que os alunos que ficam na escola precisam gostar de estudar e gostar da lida do campo. É uma gestão com regras mais rigorosas para melhorar a infraestrutura da escola e a qualidade do ensino”, enalteceu.
“Foi uma oportunidade de conhecer melhor a escola em que vou estudar nos próximos três anos”, declarou muito empolgado o aluno Erick Peruchini, que já fez sua matrícula, e irá cursar o ensino médio na Escola Técnica.
Segundo a extensionista da Emater, Renata Bigliardi, a visita fazia parte das atividades do projeto, com o objetivo de apresentar aos estudantes opções de especialização. “Além de terem mais oportunidade no mercado de trabalho, eles também podem aplicar o conhecimento adquirido na própria propriedade”, explicou.
O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Dall Agnoll, que estudou na escola, entende que a base da economia de Doutor Ricardo é agrícola e, desta forma, deve-se fomentar a melhoria constante destas propriedades. “O projeto e a visita contribuem para uma melhora contínua, com a profissionalização de quem está no campo, e quem será o futuro de nosso município, para assim, estes jovens agricultores tornarem-se pessoas bem sucedidas em suas propriedades. Isto é um diferencial para quem estuda em um curso técnico juntamente com o ensino médio, ao formar-se, além de toda a bagagem de cursos, viagens técnicas, visitas a grandes feiras do setor, também será um diferencial para o quem irá estar no mercado de trabalho. Quem decidir partir para um curso superior na área, agronomia, veterinária, já terá uma boa base de conhecimento para sua futura graduação”, destacou.
A finalidade do projeto Emater na Escola é apoiar, manter e incentivar os jovens a permanecer, investir, evoluir e construir suas vidas junto às propriedades rurais do município orientando sobre assuntos relacionadas à área de agricultura, possibilitar maior integração entre alunos, escola e comunidade, democratizando o acesso ao conhecimento, a fim de proporcionar uma alternativa de desenvolvimento sustentável para a região na qual esses jovens estão inseridos.
Texto: Ascom Doutor Ricardo