terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Região dos Vales
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Região dos Vales
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Editorias Educação

Profissionais do Semear e supervisores recebem capacitação sobre inclusão escolar

18 de dezembro de 2018
em Educação, Os Vales em Notícia, RS, Teutônia
0 0
0
Profissionais do Semear e supervisores recebem capacitação sobre inclusão escolar
0
COMPARTILHAMENTOS
2
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter
Integrantes do Semear tiveram qualificação sobre autismo (Foto: Divulgação)

O tema inclusão, sempre presente nas escolas, é de extrema importância para garantir o acesso e permanência de todas as crianças e adolescentes na escola. Sempre procurando manter-se atualizados e no compromisso pela qualidade da educação, a Secretaria de Educação de Teutônia proporcionou momentos de formação aos seus profissionais.

No dia 1º de dezembro, integrantes do Serviço de Apoio Escolar e Ação Restaurativa (Semear) participaram de um encontro que teve como tema “Autismo (TEA): conhecer para entender”. A capacitação foi realizada no Hotel Ritter, em Porto Alegre, e contou com a participação de profissionais renomados sobre o tema.

Apesar de o Semear não atender diretamente os casos de TEA, é de extrema importância os profissionais se manterem atualizados para orientar pais, professores, monitores quanto ao manejo. Os palestrantes ressaltaram a questão da precocidade do diagnóstico através da observação dos sinais de risco nas crianças, principalmente na primeira infância. “Para isso, é importante conhecermos as fases do desenvolvimento infantil. O curso foi um momento de atualização e estudo mais aprofundado sobre o tema”, ressalta a fonoaudióloga Vanessa Barbosa Spolavori.

A professora Daniela salienta a importância da constante busca por conhecimento, principalmente quando se trata de inclusão escolar. “É um tema tão importante e desafiador para todos nós professores. A forma como os palestrantes abordaram o tema foi muito proveitosa e esclarecedora”, frisa.

Para a psicóloga Carina Wachholz, a capacitação foi uma oportunidade de ouvir profissionais renomados, com informações muito recentes, oportunizando um olhar amplo sobre o tema. “Os estudos de caso e relatos de experiência permitiram uma visão mais humanizada, possibilitando pensar o autismo nas mais variadas faixas etárias e em diferentes contextos”, avalia.

Já no dia 8 de dezembro, os supervisores das escolas municipais participaram de capacitação sobre Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): Acessibilidade ao Currículo Escolar, com o professor Alberto Moura, da Faculdade Censupeg, de Porto Alegre. Moura já esteve no município em duas oportunidades, sendo que em uma delas palestrou para os professores da rede municipal, fazendo uma introdução sobre o tema.

Durante o curso, os supervisores tiveram a oportunidade de aprofundar e esclarecer suas dúvidas nos seguintes temas: aprofundar conhecimentos sobre os tipos de adaptações, conceitos de adaptações curriculares, criar Plano de Desenvolvimento Individual, conceito de currículo, adaptação x flexibilização curricular, acessibilidade ao currículo, Plano de Desenvolvimento Individual, legislação vigente sobre o tema e estudos de caso.

Texto: Ascom Teutônia

CompartilharTweet
Região dos Vales

No Portal Região dos Vales você fica por dentro das principais notícias, especialmente do Vale do Taquari. Com imparcialidade e credibilidade queremos conectar você a informações verdadeiras e inspirar com histórias reais.

Região dos Vales News

Receba notícias no seu celular, faça parte do nosso grupo!
  • Termos e condições de uso
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Política de Cookies
  • Declaração de Privacidade

Divulgue sua marca

Endereço

Avenida Padre Anchieta, n° 1511, sala 204,
Centro, Encantado/RS

Contato

51 9 9650-5952
contato@regiaodosvales.com.br
jornalismo@regiaodosvales.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Santa Teresa
    • Vale do Taquari
      • Arroio do Meio
      • Bom Retiro do Sul
      • Boqueirão do Leão
      • Canudos do Vale
      • Colinas
      • Cruzeiro do Sul
      • Estrela
      • Fazenda Vilanova
      • Forquetinha
      • Imigrante
      • Lajeado
      • Marques de Souza
      • Mato Leitão
      • Paverama
      • Poço das Antas
      • Progresso
      • Santa Clara do Sul
      • Sério
      • Taquari
      • Teutônia
      • Travesseiro
      • Westfália
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Colunistas
  • Comunidade em Pauta
  • Cristo Protetor
  • Destaques
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
  • Eventos
  • Gente
  • Mais lidas
  • Na Cozinha
  • Tradicionalismo
  • Turismo pelo Vale
  • Últimas notícias

© 2023 RV Digital - por Eduardo Pinheiro.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}