terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Região dos Vales
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Região dos Vales
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Editorias Cultura

II Mostra Cultural proporciona noite especial à comunidade westfaliana

10 de dezembro de 2018
em Cultura, Os Vales em Notícia, RS, Westfália
0 0
0
II Mostra Cultural proporciona noite especial à comunidade westfaliana
0
COMPARTILHAMENTOS
1
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter
Através da dança, SCFV Idosas mostrou vitalidade e encantou a todos os presentes (Fotos: Paloma Driemeyer Valandro/AI)

O final de ano é um período de celebração, que traz consigo o sentimento de renovação. É também momento de refletir sobre o ano que está próximo do fim e planejar o futuro. Neste sentido, a II Mostra Cultural de Westfália foi planejada com o objetivo de reunir e aproximar as famílias para uma noite especial, de magia, reflexão e encanto.

Realizada na quarta-feira passada, dia 28 de novembro, a programação artística e cultural reuniu famílias westfalianas na Casa da OASE, no Centro do Município. A segunda edição da Mostra Cultural foi marcada por apresentações especiais de canto, dança e teatro, realizadas por adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência.

Abrindo oficialmente a programação, o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, parabenizou a Assistência Social e a Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto pela reedição da programação. “Precisamos valorizar os talentos do nosso município, bem como as atividades que aqui são desenvolvidas. Momentos culturais também são obras importantes para o desenvolvimento de Westfália, não somente aquelas que são visíveis. Parabéns, mais uma vez, por esta grande iniciativa”, enalteceu Landmeier.

As atrações artísticas e culturais foram abertas com a apresentação conjunta dos corais Infantil e Juvenil de Westfália. Sob a regência do professor Leandro Ahlert, as jovens apresentaram duas canções à comunidade westfaliana: “Doce companhia” e “Eu quero sempre mais”. Os dois grupos iniciaram suas atividades em 2017 e são formados por estudantes do Ensino Fundamental.

Na sequência, adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – 11 a 15 anos – apresentaram uma dança ao público: “Meu abrigo”. No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), este serviço é desenvolvido pela psicopedagoga Fabiana Christ e pela assistente social Deise Herberts.

Na segunda edição da Mostra Cultural, o SCFV – Pessoas com Deficiência (PcD’s) se apresentou em conjunto com usuários do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIFs). Na oportunidade, os grupos proporcionaram uma apresentação especial à comunidade westfaliana, promovendo alegria e reflexão. Enquanto que o Grupo Amigos Unidos (PcD’s) é coordenado pelas orientadoras sociais Claudete Kunzler Beckenbach e Fabieli Wasem Magedanz e pela assistente social Deise Herberts, os PAIFs têm, na coordenação, a orientadora social Claudete Kunzler Beckenbach e o psicólogo Vinícius Huffell Vargas.

Outra atração da noite foi a Oficina de Violão, coordenada pelo professor Leandro Ahlert. Na ocasião, os jovens apresentaram duas músicas: “O sol” e “Daqui só se leva o amor”. Esta é apenas uma das tantas oficinas promovidas aos estudantes do Município. Atualmente, ela é desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Schmidt, do Centro, e Rio Branco, de Linha Paissandu.

O grupo do SCFV – Idosas Dança (Grupo de Idosos Vergissmeinnicht) tem, na coordenação, Aline Sofia Schlieck e o psicólogo Vinícius Huffell Vargas. Na oportunidade, as senhoras apresentaram três danças sênior, sendo uma sentada, uma mesclada (em pé e sentada) e outra em pé: “Ciro sentado”, “Polka dos ciganos” e “Folgazão”. Através das coreografias, elas mostraram vitalidade e promoveram alegria aos presentes.

As oficinas de teatro têm na coordenação, neste ano, Fernando Tepasse e Caroline Costa. As mesmas surgiram em 2017, através de uma parceria entre a Assistência Social e a Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto. Durante a II Mostra Cultural, os grupos “Enigmáticos” e “Expressão da Arte” apresentaram as peças “Olha o professor” e “A festa”, respectivamente. Os teatros trataram sobre educação, amizades, relacionamentos familiares e gravidez na adolescência.

A programação também contou com a apresentação do SCFV – Intergeracional. Na ocasião, através do poema “Valeu amigo” e da música “Oração da família”, eles abordaram os temas amizade e família. Este grupo tem, na coordenação, a orientadora social Fabieli Wasem Magedanz e a assistente social Letícia Güntzel.

A II Mostra Cultural de Westfália foi uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Assistência Social, integrada à Secretaria de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social, e da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto.

Reedição da atividade

A Mostra Cultural surgiu em 2017, através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social e da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, as quais tinham o objetivo de mostrar, à comunidade westfaliana, as atividades desenvolvidas naquele período. A partir do sucesso da primeira edição, as pastas optaram pela reedição da programação, que, mais uma vez, superou as expectativas da comissão organizadora.

Texto: Ascom Westfália

CompartilharTweet
Região dos Vales

No Portal Região dos Vales você fica por dentro das principais notícias, especialmente do Vale do Taquari. Com imparcialidade e credibilidade queremos conectar você a informações verdadeiras e inspirar com histórias reais.

Região dos Vales News

Receba notícias no seu celular, faça parte do nosso grupo!
  • Termos e condições de uso
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Política de Cookies
  • Declaração de Privacidade

Divulgue sua marca

Endereço

Avenida Padre Anchieta, n° 1511, sala 204,
Centro, Encantado/RS

Contato

51 9 9650-5952
contato@regiaodosvales.com.br
jornalismo@regiaodosvales.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Santa Teresa
    • Vale do Taquari
      • Arroio do Meio
      • Bom Retiro do Sul
      • Boqueirão do Leão
      • Canudos do Vale
      • Colinas
      • Cruzeiro do Sul
      • Estrela
      • Fazenda Vilanova
      • Forquetinha
      • Imigrante
      • Lajeado
      • Marques de Souza
      • Mato Leitão
      • Paverama
      • Poço das Antas
      • Progresso
      • Santa Clara do Sul
      • Sério
      • Taquari
      • Teutônia
      • Travesseiro
      • Westfália
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Colunistas
  • Comunidade em Pauta
  • Cristo Protetor
  • Destaques
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
  • Eventos
  • Gente
  • Mais lidas
  • Na Cozinha
  • Tradicionalismo
  • Turismo pelo Vale
  • Últimas notícias

© 2023 RV Digital - por Eduardo Pinheiro.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}