

Com a aproximação do verão, a Secretaria da Saúde de Estrela, através da Vigilância Ambiental, está intensificando ações para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Fiscais estão visitando as residências a fim de orientar os moradores sobre medidas simples que podem ser tomadas para evitar que o inseto se prolifere. Folhetos também são entregues, ressaltando a necessidade de eliminar e tirar dos locais os objetos que possam acumular água parada. “O mosquito tem preferência por água parada e limpa e locais artificiais”, alertam os fiscais.
Outras dicas são destacadas pela equipe de profissionais. Algumas plantas, como as bromélias, acumulam água entre suas folhas e podem tornar-se eventuais criadouros do mosquito. Uma colher de água sanitária em um copo de água limpa deve ser utilizado para regá-las uma ou duas vezes por semana. Tonéis, barris e caixas d’água devem ser mantidos fechados e deve-se evitar que água fique acumulada sobre a laje ou em pratinhos de plantas – nos quais deve ser colocada areia. As garrafas devem ser guardadas com a boca virada para baixo, da mesma forma para evitar o acúmulo de água, enquanto pneus precisam estar em locais cobertos. De maneira geral, a orientação é evitar o acúmulo de água, local propício para que o mosquito se desenvolva.
Conforme a coordenadora da Vigilância Ambiental, enfermeira Carmen Hentschke, a população deve ficar atenta, pois ainda há foco do mosquito no município, o que foi contatado por meio do Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa), realizado de 15 a 19 deste mês. Neste período, a equipe da Vigilância e Agentes de Saúde percorreram os bairros a fim de realizar os testes, sendo verificada a presença do mosquito em um bairro. “São colhidas amostras aleatórias em todos os bairros da cidade para verificar se há infestação”, explica Carmen. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas pode ser feito contato com a Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, pelo telefone (51) 3981-1042, ou pelo e-mail vigilanciaambiental@estrela.rs.gov.br.
Texto: Ascom Estrela