Aposentado há apenas cinco anos, o médico Günter Gauby Fleischhut (91) doou na última semana, ao Hospital Bruno Born (HBB), equipamentos de uso profissional e de exames clínicos que fizeram parte da história da medicina em Lajeado.
São aparelhos que foram utilizados por ele e por seu pai, Roberto Fleischhut, em um tempo em que a medicina era muito mais “humana” do que “tecnológica”, como ele mesmo diz. Entre os destaques, um medidor de pressão a base de mercúrio – metal que hoje tem uso proibido em equipamentos da área.
A história da família Fleischhut está intimamente ligada à área da saúde em Lajeado e região. Seu pai foi um dos primeiros médicos da cidade, um dos fundadores e primeiro diretor do HBB. Günter, por sua vez, foi um dos fundadores do pronto-socorro da instituição. Trabalhou por quase 50 anos, especialmente como médico da família.
“Não tem sentido ficar com estes materiais aqui. É importante mostrar para as pessoas como eram os nossos equipamentos”, diz ele. “A medicina hoje é diferente. O progresso é incrível. Mas ainda me surpreendo que está deixando de lado o ser humano para tornar-se mecânica. Antes a gente tocava nas pessoas, e hoje são os equipamentos que fazem este serviço.”
Texto: Ascom HBB