Encerrada no domingo, a 5ª Forquetinha Expofest – Exposição Comercial, Industrial, Agroindustrial e Festa Típica, atraiu mais de 20 mil visitantes. O presidente da feira, Vianei André Noll, classifica o evento com “um sucesso”. “O domingo de sol lotou o parque. Chegamos a ter 3 quilômetros de congestionamento. Unimos gastronomia, shows musicais e oportunidade de negócios. Todos ficaram satisfeitos”, comenta.
Noll diz que a feira foi pensada para divulgar as potencialidades da cidade, com ênfase ao comércio, indústria, serviço e agronegócio. “Temos 2,5 mil habitantes e conseguimos reunir mais de 20 mil em três dias. Os objetivos foram alcançados”, afirma.
Também ressalta o incentivo às empresas locais, que tiveram descontos no aluguel do espaço e preferência na escolha do ponto. “A Acif (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Forquetinha) usou dois espaços de graça.”
Conforme o prefeito Paulo José Grunewald, o destaque ficou para a organização e variedade das atrações. “Foi uma feira histórica. Tivemos momentos de lazer, cultura e negócios. A infraestrutura é uma das mais completas do estado e foi nosso diferencial”, afirma.
Além dos shows, um dos momentos marcantes foi a abertura do evento, na sexta-feira, quando foi realizada a primeira reunião de interiorização da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), com a palestra do presidente da entidade, Salmo Dias de Oliveira, sobre gestão. Participaram da solenidade os deputados federais Luis Carlos Heinze, Covatti Filho e Afonso Hamm, ambos do PP. Foram anunciadas a liberação de duas emendas parlamentares, cujo valor soma R$ 650 mil.
Divulgação da marca
Especializada em moda praia e íntima, a Duallin, de Forquetinha, aproveitou para divulgar uma novidade. A Duit é a nova marca do grupo, focada em moda feminina. “Com certeza teve mais público do que nas outras edições. A boa programação chamou gente. Pena que choveu no início, mas no domingo superou as expectativas.”
Essa foi a primeira vez que a Olicenter, de Lajeado, participou do evento. O diretor administrativo, Davi Johann, observa que a proximidade com a comunidade reforça a presença da marca.
O diretor acredita que a barreira tecnológica entre campo e cidade está sendo superada. Ainda destaca o prazer proporcionado pelo ambiente da pequena cidade e pretende participar das próximas edições.
Novos clientes
Entre os mais de 90 expositores estavam os vendedores da estrelense Samaq, concessionária Massey Fergusson, Jair Sulzbach e Anderson Stein. “O objetivo principal de participarmos de feiras é mostrar nossos produtos, sermos vistos, pois quem não é visto não é lembrado”, comenta Sulzbach. Ele e o colega apresentaram, no evento, tratores, um deles, lançamento, e uma plantadora.
Já a Santa Clara Máquina, também de Lajeado, participa da feira desde a primeira edição. Segundo o proprietário, Luiz Carlos Bianchini, os produtos requerem uma venda técnica, por isso, não há comercialização na hora. Porém, observa os resultados até mesmo no curto prazo. Um cliente que passou no estande no domingo fechou a compra de uma roçadeira de R$ 1,6 mil, na segunda-feira. “Pra mim, não importa o valor. Toda a venda é boa quando o cliente sai satisfeito.”
Texto: Ascom Forquetinha