A campanha de vacinação contra a gripe iniciou dia 10 de abril e segue até o dia 26 de maio. Neste sábado (13) acontece o Dia D de mobilização nacional, quando a Unidade Básica de Saúde (UBS) permanecerá aberta das 8h às 16h30min, sem fechar ao meio-dia. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários. Até esta segunda-feira (08), já haviam sido vacinadas 527 pessoas.
Conforme a enfermeira Camila Zang, a mobilização tem o objetivo de conter o avanço da doença no inverno, quando as baixas temperaturas ampliam a circulação dos vírus causadores de doenças respiratórias. “A disponibilidade no horário serve como um incentivo para que o público-alvo não deixe a imunização para a última hora. Durante a semana sabemos que, devido ao trabalho, muitas pessoas não conseguem se deslocar até a Unidade, por isso o sábado facilita esse processo”, reforça.
O público alvo são as gestantes, puérperas (mulheres que estejam no período de até 45 dias após o parto), crianças com idade entre seis meses a menores de cinco anos, profissionais da saúde, idoso e povos indígenas. Professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas, apenados do sistema penitenciário e servidores de presídios também formam o grupo prioritário. A novidade para este ano é a inclusão de professores das redes pública e privada no público-alvo da iniciativa. A imunização pode ser feita também durante a semana, no mesmo local e horário.
As pessoas devem estar munidas de carteirinha de vacinação. Doentes crônicos devem apresentar atestado médico com CID da doença, conforme Portaria 004/2017.
Meta prevista:
· Crianças entre seis meses e menores de cinco anos: 92
· Trabalhadores de saúde: 38
· Gestantes: 17
· Puérperas: 3
· Idosos: 612
· Doentes crônicos: 207
Texto: Ascom Colinas