segunda-feira, 9 de março de 2026
Região dos Vales
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Região dos Vales
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Editorias

“Administre sua mente para o trabalho” – por Carolina Sofia

20 de março de 2017
em Editorias, Geral
0 0
0
“Sobre o que é trabalho” este é o artigo da psicóloga Carolina Sofia
0
COMPARTILHAMENTOS
0
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter
Carol-Sofia
Psicóloga Carolina Sofia (Foto: Divulgação)

Já deve ter encontrado muitos artigos falando sobre administrar o tempo para seu trabalho ou administrar seu dia-a-dia e suas tarefas diárias para render mais. Mas há um fundamento ainda mais importante que as atividades, rotinas ou tempo. Por trás de tudo está a grande organizadora da nossa vida, a mente. Por mais que você tenha uma agenda minuciosamente dividida, se seu cérebro resolve se distrair com a briga familiar que teve em casa antes de sair, trazê-lo de volta à concentração e dizer: agora é hora de trabalhar; não é algo tão simples assim.

Sim, somos serem humanos, erramos e somos influenciados por contextos, pois não somos robôs ou máquinas sem sentimentos, pensamentos ou emoções. Nosso corpo é complexo e nossa mente recebe muitas informações diárias. É possível controlar tudo isso e a nossa mente. A resposta é não, mas podemos mudar a forma de encarar o nosso jeito humano de ser e obter melhores resultados nos compreendendo.

A frase famosa de Sócrates – “conhece-te a ti mesmo”, é muito mais profunda que podemos imaginar. O nosso corpo emite uma série de reações físicas diante do que pensamos e sentimos. Tudo que o corpo reflete passa primeiro pelo nosso cérebro, mesmo os nossos sentimentos. E os apaixonados diriam: “mas eu amo com o coração”. Pois bem, a escolha que o seu coração fez está baseada em uma série de aprendizados e experiências que você teve na sua vida e que fez com que seu cérebro te levasse a escolher fulano e não cicrano. E aí vem toda a série de reações químicas decorrentes disto como coração palpitante, aquele frizinho na barriga, por vezes mãos suadas ou trêmulas…

A nossa mente pode ser previsível se nos entendermos melhor, e soubermos quem somos realmente quando estamos felizes, com raiva, tristes ou até deprimidos. Cada um destes sentimentos nos gera uma série de reações que não vão deixar de existir, mas se forem conscientes e não apenas físicas, podem ser reduzidas. Um exemplo disto é quando estamos com raiva e nem nos damos conta, mas acabamos falando ou fazendo coisas das quais nos arrependemos quando pensamos melhor depois, isto porque, durante a raiva, uma parte do nosso cérebro, que é responsável pelas decisões mais conscientes, tem sua atividade consideravelmente reduzida.

E como eu faço para administrar a minha mente? Primeiro: pare de viver de passado ou só pensando no futuro. Viver o momento presente é essencial. Seu foco deve ser aqui e agora. Sinta seu corpo, sinta sua respiração, seja consciente do que está fazendo e não apenas faça. Se estiver comendo, coma e não fique pensando o que vai fazer quando chegar a outro lugar. Manter a mente organizada é esvaziar um pouco a sobrecarga de informações diárias e se conectar mais consigo e sentir o que faz. Se estiver nervoso, relaxe, respire e busque voltar a concentração, afinal se um problema não tem solução de nada adianta procurar respostas, pois ele NÃO será solucionado.

Carol Sofia é Psicóloga e Especialista em Gestão e Docência de Ensino Superior.

CompartilharTweet
Região dos Vales

No Portal Região dos Vales você fica por dentro das principais notícias, especialmente do Vale do Taquari. Com imparcialidade e credibilidade queremos conectar você a informações verdadeiras e inspirar com histórias reais.

Região dos Vales News

Receba notícias no seu celular, faça parte do nosso grupo!
  • Termos e condições de uso
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Política de Cookies
  • Declaração de Privacidade

Divulgue sua marca

Endereço

Avenida Padre Anchieta, n° 1511, sala 204,
Centro, Encantado/RS

Contato

51 9 9650-5952
contato@regiaodosvales.com.br
jornalismo@regiaodosvales.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Santa Teresa
    • Vale do Taquari
      • Arroio do Meio
      • Bom Retiro do Sul
      • Boqueirão do Leão
      • Canudos do Vale
      • Colinas
      • Cruzeiro do Sul
      • Estrela
      • Fazenda Vilanova
      • Forquetinha
      • Imigrante
      • Lajeado
      • Marques de Souza
      • Mato Leitão
      • Paverama
      • Poço das Antas
      • Progresso
      • Santa Clara do Sul
      • Sério
      • Taquari
      • Teutônia
      • Travesseiro
      • Westfália
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Colunistas
  • Comunidade em Pauta
  • Cristo Protetor
  • Destaques
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
  • Eventos
  • Gente
  • Mais lidas
  • Na Cozinha
  • Tradicionalismo
  • Turismo pelo Vale
  • Últimas notícias

© 2023 RV Digital - por Eduardo Pinheiro.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}