Assim como as reformas dos belvederes, da Praça do Chafariz e as pavimentações asfálticas de trechos da rua Bento Gonçalves e da avenida Benjamin Constant em direção à Oswaldo Aranha – mais o capeamento da Beira Rio – a praça Marechal Floriano tem recebido atenção da administração desde o início da atual gestão, em 2013. Conhecida como Praça da Matriz, recebeu iluminação nova e ponto de internet, teve os bancos recuperados e ganhou evento – o Arte na Praça da Matriz – que reúne artesãos e artistas uma vez por mês. Além do mais, recebe manutenção regularmente (poda e limpeza).
Para Schmidt, tantas obras realizadas pela Administração em quatro anos, dificilmente serão superadas em 20 anos. Segundo ele, as dificuldades foram grandes, especialmente em 2015 e 2016, e as projeções para as próximas duas décadas é de poucos recursos externos. Mesmo assim, considera que a sua gestão cumpriu com o que estabeleceu no plano de governo, muitas vezes instigado pela comunidade e suas representações, como é o caso do Comitê Gestor do Centro Antigo. “Com bons projetos, buscamos recursos federais e estaduais, o que nos possibilitaram realizar obras, como essa da Praça da Matriz, com recursos próprios.”
O vice-prefeito Vilsinho Jacques e o vereador Ildo Salvi, representando o Legislativo, também enalteceram a obra. Após o ato, como integrante do futuro governo, Reali defendeu a manutenção da casa de passagem, que oferece teto às pessoas que praticamente moravam na ruas, em especial na praça.
A calçada da praça Marechal Floriano teve seu pavimento antigo, em pedras grês, substituído por pedras portuguesas. O investimento foi de R$ 217,8 mil.
Texto: Caco Villanova/Ass. de Imprensa da Prefeitura de Lajeado
Foto: Lidiane Mallmann