Um dos grandes desafios ao se empreender algo novo é fazer mais com menos. Nem sempre temos recursos financeiros, materiais ou profissionais disponíveis para começar um novo projeto, por isso, um dos melhores caminhos é firmar parcerias com empresas, entidades ou pessoas que tenham objetivos comuns aos nossos e que possam agregar aos nossos projetos.
Foi assim, sem muitos recursos, que firmamos duas importantes parcerias nos municípios de Progresso, Boqueirão do Leão e Sério com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – e o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Essas duas entidades estiveram desde o início junto aos municípios, apoiando-os em ações onde o principal objetivo é o desenvolvimento do turismo.
O Senar foi nosso primeiro grande parceiro e com ele aplicamos em três dos nossos municípios o Programa de Turismo Rural, com dez módulos, trabalhando desde a sensibilização até o planejamento de pousadas e trilhas, a culinária, o bem receber e outros assuntos que envolvessem o turismo e o meio rural. Nos possibilitou conhecer mais de nossos próprios municípios, nos trouxe profissionais que além da experiência tinham carinho e preocupação com o nosso projeto e ajudou a alinhavar roteiros que começam a tomar forma.
O Sebrae veio em seguida, com projetos focados na gestão empresarial, possibilitando aos participantes identificar pontos críticos e a pensar em inovações, instigando-os sobre novas tendências e trazendo consultores especializados para dentro das empresas.
Em um momento onde não se enxergavam as possibilidades que o setor poderia trazer aos nossos empreendedores e em que não se dispunha de grandes recursos para investir, conseguimos com eles iniciar um trabalho de discussões sobre o tema, em encontros periódicos, contando ainda com a presença de diversos profissionais renomados, com a participação em seminários e visitas técnicas e assim novos horizontes se abriram aos que tinham vontade de empreender no turismo.
Diuly Mähler – Turismóloga com ênfase em hotelaria.