Prognóstico climático desenvolvido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), aponta redução de umidade e dias mais secos para o próximo trimestre no Rio Grande do Sul. Indicadores como a lenta evolução das anomalias negativas da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Pacifico Equatorial Central interferem para este cenário.
O estudo também indica a diminuição das chuvas para praticamente todo o Estado em dezembro, janeiro e fevereiro. O predomínio de massas com menor umidade e dias menos chuvosos vão contribuir para o aumento da amplitude térmica diária e no aumento da evaporação destes períodos.
A previsão ainda destaca que os meses de dezembro e fevereiro serão mais frios que o normal em praticamente todas as áreas do RS. Em janeiro deverão predominar temperaturas mais altas que o padrão, especialmente na Região Oeste do Estado.
Vale ressaltar que o prognóstico é baseado no comportamento climático observado nos últimos meses, em Modelos Estatísticos de Previsão Climática desenvolvidos para o Rio Grande do Sul e dados obtidos junto ao INMET e NOAA.
Texto: Ascom Defesa Civil do RS