A nova frente fria que avançou sobre o Sul do Brasil ontem (17), provocou fortes pancadas de chuva no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina na quinta-feira. Mas o mais chamou a atenção foi a velocidade da o vento. Rajadas fortíssimas, acima de 80 km/h foram observadas em vários locais.
Confira as maiores rajadas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia e em aeroportos até às 20h
Torres (RS): 93 km/h às 17h; 86 km/h às 18h
Tramandaí (RS): 91 km/h às 16h, 89 km/h às 17h
Araranguá (SC): 90 km/h às 18h; 82 km/h às 19h
Jaguaruna (SC) – aeroporto: 92 km/h às 18h20
Lagoa Vermelha (RS): 78 km/h às 17h; 79 km/h às 18h
Curitibanos (SC): 75 km/h às 19h
Chuí (RS): 75 km/h às 17h, 18h e 19h
Ar polar e previsão de geada
A frente fria vai se afastar da Região Sul já nesta sexta-feira (18) e dá lugar a nova massa polar. O litoral da Região, as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, e áreas do leste dos estados, vão sentir a influência dos ventos marítimos. O tempo fica úmido, há previsão de chuva fraca e garoa e as temperaturas ficam baixas. Pelo interior dos estados, o tempo abre, com predomínio de sol e queda nas temperaturas.
O fim de semana no Sul vai ser fora dos padrões para esta época do ano. O ar polar atua sobre a Região deixando o tempo seco e as noites e madrugadas frias, com temperaturas baixas para o mês de novembro. No amanhecer do sábado, muitas áreas poderão ter mínima abaixo dos 10°C. Na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, os termômetros podem ficar abaixo dos 5°C e há previsão de geada, também nada comum para para esta época. Durante às tardes com a presença do sol, esquenta e o fim de semana vai ser de tempo firme.
Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Climatempo