Vivemos em um momento onde é mais fácil encontrar profissionais que falam fluentemente inglês do que profissionais que utilizam o português corretamente. Além dos erros corriqueiros encontrados nas ruas, propagandas e programas de televisão, contamos ainda com diversas variantes que interferem na comunicação, como as gírias, as generalizações, a dicção, o equilíbrio emocional (sim o equilíbrio emocional interfere na comunicação), o volume, o tom de voz, a postura, o vocabulário, entre outros.
O mercado de trabalho exige hoje que os profissionais sejam mais ativos e participativos, o que faz com que se exponham com maior frequência. Precisamos conhecer as várias linguagens das pessoas e expressar-se bem para transmitir suas ideias em reuniões, para apresentar e defender projetos, apresentar produtos, participar de encontros de Networking, negociar, realizar entrevista de emprego, criar parcerias; enfim, a comunicação é a base de praticamente todas as atividades, independente da área de atuação profissional.
A comunicação deficiente normalmente leva ao erro e pode também ser confundida com falta de experiência ou ineficiência profissional. A comunicação via e-mail, por exemplo, ao apresentar erros, pode passar uma imagem errada da empresa e não conseguir o que deseja se a mensagem contiver vocabulário genérico, com erros de digitação ou falta concordância, por meio de frases confusas.
Muitas pessoas escrevem da mesma maneira que estão pensando e depois não costuma reler a mensagem antes de enviá-la. Adivinhe o que acontece? Erros assim podem comprometer a carreira de excelentes profissionais. Aquele que não sabe se comunicar com eficiência comporta-se de maneira retraída ou inadequada e, em um mundo visual, expansivo e tão competitivo, deixa de aproveitar oportunidades de “vender” suas habilidades e potencial.
Ao se comunicar, fique atento à alguns detalhes…
• Fale corretamente: Estabeleça uma comunicação eficaz. Sua imagem pode ser seriamente comprometida pela forma como você fala. É importante comunicar-se de forma correta, usando as regras básicas gramaticais.
• Ajuste o volume: O volume de sua voz interfere diretamente no conteúdo. Utilize o tom de voz para enfatizar um ponto e transmitir o que você quer. Tons baixos ou altos demais também prejudicam a comunicação.
• Aumente o seu vocabulário: Uma solução simples é criar o hábito de ler com frequência. Essa ação, além de aumentar a correção do português, enriquece o vocabulário e amplia o conhecimento. Quanto maior o seu conhecimento, maior seu repertório, maior seu senso critico e criativo, maior a sua participação e atuação na empresa.
• Atenção à linguagem: Muitos dos desentendimentos e dúvidas que ocorrem no ambiente de trabalho devem-se a linguagem corporal, Expressões faciais, palavras inadequadas, falta de vocabulário e/ou gírias.
Lembre-se que independente de seu método de comunicação ser escrita ou verbal, a forma como você se expressa irá influenciar diretamente no recebimento de sua mensagem.
Boa semana a todos!
Merihelem Pierry – Psicóloga. Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas.