sexta-feira, 13 de junho de 2025
Região dos Vales
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Região dos Vales
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Os Vales em Notícia Vale do Taquari Estrela

La Salle e Cacis debatem soluções para aumentar segurança em Estrela

13 de outubro de 2016
em Estrela, Os Vales em Notícia, Polícia
0
La Salle e Cacis debatem soluções para aumentar segurança em Estrela
0
COMPARTILHAMENTOS
0
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter
Auditório ficou lotado no I Painel de Segurança Pública (Foto: Divulgação)
Auditório ficou lotado no I Painel de Segurança Pública (Foto: Divulgação)

Em 2016, ocorreram três homicídios em Estrela. Como a própria Brigada Militar assegura, o número não é alarmante, mas a sociedade estrelense está buscando soluções para evitar que a situação se torne amedrontadora. Pensando nisso, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviço (Cacis), com o apoio da Faculdade La Salle, organizou o I Painel de Segurança Pública na quinta-feira (6). O evento reuniu seis debatedores no auditório da instituição que somaram esforços para buscar respostas a fim de conter a criminalidade e aumentar a sensação de segurança. As câmeras de vídeomonitoramento apareceram como uma solução destaque, mas outros pontos também foram abordados. Das sugestões, foi criada uma carta que será levada às autoridades municipais e estaduais. O documento é uma forma da comunidade demonstrar sua união e também pressionar para que a questão da segurança seja, de fato, eleita como prioridade no Estado, município e sociedade.

“O compromisso da segurança pública é de todos nós. E não estamos agindo nesta questão. Temos de acordar o povo para isso”, esclarece o presidente da Cacis, Pedro Antônio Barth. Os roubos a estabelecimentos comerciais são o que mais assustam o estrelense. Em 2016, houve 38 casos. O major da Brigada Militar Marcelo de Abreu Fernandes salientou que para evitar crimes e ajudar a polícia, a população deve adotar hábitos seguros e rotinas de segurança na vida pessoal. Além disso, tem um papel importante na coibição do tráfico de drogas. “A população pode ajudar denunciando.”

A delegada Márcia Scherer expôs a precariedade do aparelhamento humano da Polícia Civil. Este ano, houve 3.150 ocorrências registradas em Estrela. A área atua com poucos agentes. “Oitenta por cento dos presos reincidem. Nós estamos enxugando gelo.” Apesar da pouca mão de obra disponível, disse que o policiamento é de excelente qualidade.

Os crimes deságuam na promotoria. O promotor André Costa vê com preocupação os roubos a estabelecimentos comerciais e sugere duas medidas importantes para redução desse tipo de delito: implantação de monitoramento por câmeras e contratação de segurança privada. “Os roubos na maioria das vezes são praticados por pessoas de fora de Estrela.” De fato, os fáceis acessos e saídas do município e a proximidade com Lajeado são problemas para o combate da criminalidade no município.

Em Estrela, a Justiça já fez o pedido de criação da 3ª vara. É que há uma demanda grande para atender na Comarca. “Às vezes não podemos ser tão rápidos quanto gostaríamos. Nos esforçamos para manter as ações criminais em uma pauta breve”, salienta a juíza Débora De Marque. As ações são solucionadas em até 60 dias. A juíza acredita que é preciso pensar em uma forma de prevenção para evitar que mais pessoas ingressem na drogadição. “A mudança no número de crimes se deu a partir do surgimento do crack.”

A Câmara de Vereadores está engajada em assegurar a segurança nos bancos e suas redondezas. “A Câmara tem um projeto de vigilância 24 horas, cujas instituições bancárias tem prazo para implantar em Estrela. Acreditamos que assim ajudaremos a inibir os bandidos que explodem caixas eletrônicos”, salienta o presidente Adriano Scheeren.
O videomonitoramento aparece como uma forte solução para garantir a segurança da cidade. O prefeito Rafael Mallmann diz que até janeiro planeja implantar o projeto no município. “Estamos dispostos a alugar os equipamentos ao invés de comprar.” A locação custaria R$ 26 mil mensais.

Texto: Ascom La Salle

CompartilharTweet
Próxima notícia
Coral Municipal de Encantado celebra 40 anos

Coral Municipal de Encantado celebra 40 anos

Progresso realiza Feira da Saúde no dia 19 de maio

Beneficiados do Bolsa Família devem atualizar dados junto aos Postos de Saúde

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Plus loading...

Região dos Vales

No Portal Região dos Vales você fica por dentro das principais notícias, especialmente do Vale do Taquari. Com imparcialidade e credibilidade queremos conectar você a informações verdadeiras e inspirar com histórias reais.

Região dos Vales News

Receba notícias no seu celular, faça parte do nosso grupo!
  • Termos e condições de uso
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Política de Cookies
  • Declaração de Privacidade

Divulgue sua marca

Endereço

Avenida Padre Anchieta, n° 1511, sala 204,
Centro, Encantado/RS

Contato

51 9 9650-5952
contato@regiaodosvales.com.br
jornalismo@regiaodosvales.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Santa Teresa
    • Vale do Taquari
      • Arroio do Meio
      • Bom Retiro do Sul
      • Boqueirão do Leão
      • Canudos do Vale
      • Colinas
      • Cruzeiro do Sul
      • Estrela
      • Fazenda Vilanova
      • Forquetinha
      • Imigrante
      • Lajeado
      • Marques de Souza
      • Mato Leitão
      • Paverama
      • Poço das Antas
      • Progresso
      • Santa Clara do Sul
      • Sério
      • Taquari
      • Teutônia
      • Travesseiro
      • Westfália
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Colunistas
  • Comunidade em Pauta
  • Cristo Protetor
  • Destaques
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
  • Eventos
  • Gente
  • Mais lidas
  • Na Cozinha
  • Tradicionalismo
  • Turismo pelo Vale
  • Últimas notícias

© 2023 RV Digital - por Eduardo Pinheiro.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}