O superintendente da PRF no Estado, Pedro Souza, considera que já está ocorrendo uma mudança de comportamento da sociedade. Para ele, a redução dos infratores por excesso de velocidade e ultrapassagem indevida contribuíram para a diminuição da gravidade dos acidentes. “A redução das mortes está diretamente ligada a motoristas educados e comprometidos com um trânsito seguro”, afirmou.
As infrações constatadas no primeiro semestre comprovam isso. Houve redução de 15,5% nas multas por ultrapassagem, enquanto que o excesso de velocidade caiu 27,8%, considerando que houve intensificação na fiscalização.
Esta redução ocorreu porque a PRF está trabalhando com radares de forma ostensiva, focando principalmente os pontos onde as estatísticas confirmam a maior gravidade dos acidentes. A Operação Hermes, que utiliza dois ou mais radares em sequência, foi retomada nos últimos meses e será mantida ao longo de 2016.
Mais de 90 mil pessoas foram sensibilizadas por palestras ou ações educativas por parte da PRF em todo o Estado, inclusive em escolas em Riveira, em parceria com o governo uruguaio.
Texto: Portal Região dos Vales