A parceria da Univates com o Google for Education continua. Durante o semestre, oito aulas sobre as funcionalidades do Google foram ministradas a uma turma de Pedagogia com cerca de 15 estudantes. Durante as aulas, os alunos foram capacitados a utilizarem as ferramentas do Google e, a partir disso, deveriam montar projetos que envolviam educação. Três desses projetos foram escolhidos por meio de um concurso e cada uma das acadêmicas desenvolvedoras recebeu um chromebook e uma viagem a São Paulo.
Os encontros tiveram como objetivo levar aos acadêmicos conhecimento maior sobre os recursos para que eles pudessem ser utilizados em sala de aula. “Sempre acabamos pensando que a plataforma pode ser utilizada em escolas. Nosso ponto, portanto, estava a Pedagogia. Levar essa qualificação para estudantes de educação foi inovador, a Univates foi a primeira instituição de ensino a fazer isso”, conclui Rodrigo Mota, representante da Sisqualis – assessoria que auxilia a Instituição na implantação do Google for Education.
A estudante de Pedagogia Daniele Steffens afirma que o curso foi muito importante para sua formação acadêmica. “Quando recebemos a proposta do curso fiquei muito entusiasmada, pois é sempre bom buscar novos conhecimentos. Passar por esse treinamento foi muito bom, pois o curso nos apresentou novas propostas e possibilidades para trabalhar com os alunos. A internet é uma ferramenta fundamental na busca de informações para complementar nossos conhecimentos. Saber fazer uso dela em sala de aula é muito importante, até porque as crianças e adolescentes possuem um fascínio por estar conectado, e precisamos pensar no que nossos alunos gostam ao planejar as aulas”, afirma.
Para motivar os estudantes do curso no processo de aprendizado, foi proposto um concurso. Nele, os participantes foram desafiados a pensar em um “problema” no ambiente escolar e utilizar como solução as ferramentas do Google. Além de Daniele, Jéssica Müller e Natália Vian, também acadêmicas de Pedagogia, foram as vencedoras e, como prêmio, receberam três chromebooks e uma viagem a São Paulo, oportunidade em que apresentarão seus projetos.
O projeto de Daniele é intitulado “Do Lixo à Arte” e relaciona a arte com a sala de aula. “Criei esse projeto a partir do artista Vik Muniz, que faz sua arte pelo aproveitamento do lixo, restos de comida, pedras etc. A ideia é que a partir de ferramentas da internet as crianças busquem aprimorar seus conhecimentos. Para isso, fariam uso do Classroom, do Google Acadêmico, do Google Maps, do Youtube, dentre outras ferramentas”, completa a estudante. As acadêmicas realizarão a viagem para São Paulo no segundo semestre deste ano. Todas as despesas serão pagas pelo Google.
Texto: Ascom Univates